Advertisement
Encontro de Mergulho Rede Natura 2000 Imprimir e-mail
Escrito por G.I. Clube Naval da Horta   
09-Ago-2008

Encontro de MergulhoOs 12 mergulhadores demonstraram satisfação pela qualidade da água e as espécies avistadas.

 

Decorreu na manhã de quinta-feira desta semana, dia 7 de Agosto, o Encontro de Mergulho – Rede Natura 2000 (Baixa do Canal), em que participaram 12 mergulhadores.

 

Encontro de MergulhoAntes do mergulho, foi feito um Briefing, que esteve a cargo de Fernando Tempera, do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, sedeado na cidade da Horta.

 

Fernando Tempera explicou aos participantes nesta iniciativa o que é a Rede Natura 2000, quais as áreas abrangidas, a importância da criação de zonas de reserva, perigos que as colocam em causa e propostas para novas zonas.

 

Os 12 inscritos nesta actividade mergulharam numa zona da Rede Natura 2000 – Monte da Guia, durante 50 minutos.

 

Este evento foi organizado pelo Clube Naval da Horta, através da sua Secção de Mergulho, que tem como responsável Susana Martins, tendo contado com o apoio do Observatório do Mar dos Açores (OMA), que cedeu os propectos explicativos da Rede Natura 2000, do DOP (Fernando Tempera), bem como de Norberto Diver e José Gomes.

 

Segundo Susana Martins, “os mergulhadores verificaram que existe muito peixe juvenil” (raias, vejas, chicharro, bicudas, castanhetas, cabras, moreias, etc).

 

“Vimos muita vida”, sublinha Susana Martins, salientando que “todos os participantes estavam satisfeitos, quer com a qualidade da água – cristalina – quer pelo número e variedade de espécies avistadas”.

 

A entrega de prémios deste Encontro de Mergulho terá lugar no próximo domingo.

 

 

 

Fotos: Miguel Relego

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >